Banner Ad

Psicósmica

30 de janeiro de 2013

Humildade

Todas as almas veneráveis da humanidade possuíam e possuem plena consciência de que falar de humildade não torna ninguém humilde. Realmente, a humildade nada tem a ver com a presença ou ausência de bens materiais, mas com a forma de  comportamento íntimo.

Na atualidade, ainda se associa humildade com inferioridade, submissão e pobreza; no entanto, ela está relacionada com distinção, gentileza, lucidez, graciosidade e simplicidade. Entre todas as virtudes, somente a humildade não realça a si mesma, porque o verdadeiro humilde não acredita que seja.

O humilde examina e pondera o orgulho porque um dia também o foi; o arrogante, porém, como ainda não conquistou a humildade, não sabe apreciar e valorizar a simplicidade. Aliás, só quem tem plena consciência do seu valor pessoal é que não precisa se exaltar, quem  não tem exibe, de maneira ousada e insolente, sua capacidade, poder, prestigio  ou cultura.

Os indivíduos humilde realça a simplicidade das coisas dada a facilidade surpreendente de aprender e organizar os dados de uma situação. Eles penetram na essência das coisas, pois  desenvolveram a habilidade de "fazer a mente silenciar”. É no silêncio mental que os ciclos habituais ou condicionados das regras e normas preconceituosas cessam, que  os padrões de pensamentos inadequados são interrompidos, para que haja a internalização da inteligência universal em nós. 

Os humildes aprenderam, com a introspecção, a fazer de si mesmos um “canal ou espaço transcendente” por onde flui silenciosamente a inteligência universal.

Quando o eminente educador Hippolyte Léon Denizard Rivail questiona os Espíritos Superiores: Qual é a fonte da inteligência?”, eles respondem: "já o dissemos:  a inteligência universal”

A inteligência universal é o instrumento pelo qual retornamos a conexão com a Causa Primeira. Ela não está confinada a nenhuma religião; ao contrário, é acessível a todos os seres, contudo só se  deixa penetrar por aqueles que têm “ simplicidade de coração e humildade de espírito” Por meio de seus recursos infinitos, recebemos as mais sublimes contribuição – psicológicas, filosóficas, artísticas, cientificas  religiosas – alargando a compreensão da vida dentro e fora de nós mesmo.

Referência: "Os Prazeres da Alma", Uma Reflexão Sobre os Potenciais Humanos



3 comentários:

  1. Marlene, busco ser 100% humilde.
    Essa forma de ser que mais admiro.
    Muito boa a reflexão.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Eu pelo menos estou aprendendo a trabalhar, o orgulho e o Egoismo, depois fica bem mais fácil de adquerir esta grande virtude..mais um dia com certeza chegaremos lá..

    ResponderExcluir
  3. Humildade é saber que nada temos,é verdadeiro desprendimento,é verdadeira doação,quando somos humilde, desaparece o orgulho e egoismo essa duas chagas que corroi o ser humano..Todos nos que habitamos este planeta ainda temos..Mas ao poucos vamos substituindo o orgulho pela humildade..Mais importante e saber que ainda temos, porque sabendo que sou portadora, vou começando a me trabalhar..mas se não admito que tenho.

    ResponderExcluir