Banner Ad

Psicósmica

22 de junho de 2012

Inveja

O sentimento de inveja geralmente decorre da incapacidade de olharmos para nós próprios, preferindo visualizar o outro. Coloca-se em foco o desejo pessoal projetado no outro a quem achamos, às vezes, não merecedor do que cobiçamos. Ela é um sentimento que nasce do complexo de inferioridade, o qual nos obriga à busca de uma posição superior. Na inveja, deseja-se um bem ou a felicidade que alguém possui, provocando o deslocamento da energia não para si mesmo, mas para algo externo.

Muitas vezes nos leva a atitudes que tendem a diminuir o outro exatamente pelo complexo inconsciente de se achar inferior. Provoca a fofoca e nos indispõe com as pessoas, obrigando-nos à falsidade. Para fazer face à inveja, quando nos resvalamos pela agressividade ao outro, utilizamos mecanismos de compensação, valorizando e, ás vezes, supervalorizando aspectos pessoais, minimizando o que cobiçamos. Noutras vezes, desviamos a atenção de quem nos fala para outros assuntos, quando se trata de elogios a alguém a quem invejamos.

A inveja pode levar à concorrência, a qual nos faz aperfeiçoar o que fazemos e nos motiva para continuar progredindo. Quando deslocamos a direção de sua energia do complexo de inferioridade para o crescimento espiritual, ela pode nos tirar da inércia e da acomodação profissional e pessoal. Aliada à disposição de crescimento pessoal e coletivo, favorece à união e à cooperatividade.

Às vezes, a inveja tem um caráter positivo, quando nos leva ao aprimoramento e melhoramento da posição que ocupamos em relação ao nosso objeto de desejo. Nesse sentido, pode nos levar a buscar realizar algo melhor do que cobiçamos no outro, e, nisso, elevarmos nossa condição pessoal.

Quando o objeto de desejo não é retirado do outro nem se constitui em algo falso ou artificial, galgamos uma posição melhor, graças à energia desencadeada pela inveja. Nesse caso, o indivíduo transformou seu sentido em desejo consciente de aperfeiçoamento, não mais em depreciação da virtude alheia. 

Quando você se sentir acometido pela inveja, faça-se as seguintes perguntas:
  1. O que essa pessoa tem que não tenho?
  2. Trata-se de uma qualidade da personalidade, de um adereço estético ou uma condição material?
  3. Porque considero isso importante?
  4. Esforçar-me para adquirir isso acrescentará algo ao meu caráter?
  5. Contribuirá para meu crescimento espiritual a aquisição disso?
Após responder essas perguntas, poderemos redirecionar adequadamente a energia movida pela inveja, desta feita a serviço do Self


Referência: Psicologia e Espiritualidade de Adenáuer Novaes, Fundação Lar Harmonia

+ Vídeo: Proteção Contra a Inveja - Divaldo P. Franco

Um comentário:

  1. Sentimos falta do envio de links seus para o http://nabocadosapo.com.
    Compareça envie seus links.
    Um ótimo final de semana.
    Abraços forte

    ResponderExcluir