Banner Ad

Psicósmica

10 de abril de 2013

Crianças Índigos e Cristal


Muito se tem falado sobre crianças Índigos e Cristais, mas quem são elas? Onde vivem? Como surgiram estas denominações?

A denominação Criança Índigo se originou com a parapsicóloga, sinesteta e psíquica Nancy Ann Tappe, por volta dos anos 70. Em 1982 Tappe publicou o livro “ Entendendo Sua Vida Através da Cor”, onde ela descreveu este conceito, afirmando que por volta dos anos 60 ela começou a perceber que muitas crianças nasciam com suas auras “índigas” (aura com predominância da cor azul índigo). Em 1998, a ideia foi popularizada e foi lançado o livro “As Crianças índigo: As novas crianças chegaram”, escrito por Lee Carroll e Jan Tober. Em 2002, no Havaí, ocorreu uma conferência internacional sobre crianças índigos, com 600 participantes. Nos anos subsequentes, estas conferências ocorreram na Flórida e em Oregon. Os anos passaram e vários filmes e documentários foram produzidos sobre o assunto.

Contrapondo-se a isso, Sarah Whedon W., em 2009 escreve um artigo onde alega que os pais rotulam seus filhos como ‘índigo” para fornecer uma explicação alternativa para o comportamento indevido de seus filhos, decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Russell Barkley, psicólogo, comenta que essas terminologias “Índigo e Cristal, que surgiram no movimento Nova Era, ainda não produziram evidências empíricas da existência de tais crianças, pois para ele, as características descritas são muito vagas. Especialistas em saúde mental estão preocupados por rotular uma criança como “índigo ou Cristal”, pois muitas vezes, pode se retardar o diagnóstico e tratamento adequado que poderia ajudar a criança. Nick Colangelo, professor especialização na educação de crianças com altas habilidades, faz questionamentos de quem está lucrando com estas terminologias, uma vez que muitos livros, apresentações e vídeos estão sendo comercializados com esse assunto.

Dentro desta mesma linha, Lorie Anderson, em seu artigo “Índigo: A cor do dinheiro”, argumenta que a crença em crianças índigos tem um valor comercial significativo, devido às vendas de livro, vídeo, sessões de aconselhamento para crianças, filmes, acampamentos de verão e conferências que visam que os pais acreditem que seus filhos são “Índigos”.

Crianças índigo são crianças que possuem dons especiais, às vezes sobrenaturais ou altas habilidades. Grande crença de que eles são curiosos, de temperamento forte, independentes e muitas vezes visto pelos amigos e familiares como “estranhos”. Apresentam uma forte espiritualidade inata, mas que necessariamente não implicam num interesse direto em áreas espirituais e religiosas. Também possuem um alto quociente de inteligência, grande capacidade de intuição e resistência a regras rígidas, controles baseados em paradigmas de autoridade.

Segundo Tober e Caroll, as crianças Índigo nem sempre apresentam bons resultados em escolas convencionais, devido à sua rejeição a autoridade rígida, pois muitas vezes são mais inteligentes (ou maduros espiritualmente) que seus professores. Também, os mesmos autores, fazem uma crítica ao uso de medicações para estas crianças, vistas por eles como índigas, e pela comunidade escolar com crianças com TDAH, sendo que segundo eles, muitas dessas crianças são ou foram educadas em casa.

Conforme Doreen Virtue, estas crianças são criativas apresentado dom musical, facilidade para poesia, criatividade na confecção de objetos...), são propensos a vícios, com um histórico de depressão, ou até mesmo pensamentos suicidas, tem grande oscilação na auto estima (por vezes muito alta, em outras muito baixa), possuem um grande desejo de ajudar o mundo e grandes laços com plantas ou animais.

Crianças Cristal são crianças que tem uma consciência universal, não são individualistas, preocupam-se com o próximo. Apresentam o dom da telepatia ou então iniciam a falar numa fase posterior a outras crianças ou muito antes. Conforme Doreen Virtue, devido à sua capacidade de comunicação telepática podem ser rotuladas como “lentas” ou “autistas”, embora não seja o caso. Estas crianças têm uma aura de cristal colorido, campo um teórico de radiação em torno do corpo que alguns afirmam ser capazes de ver. São altamente carinhosas, interessam-se por cristais e pedras. Por muitas pessoas são denominadas crianças arco-íris. Acredita-se que as primeiras Crianças Cristal tenham nascido por volta do ano 2000.

Cientificamente nenhum estudo comprova a existência de tais crianças e os mais céticos acreditam que estes traços podem ser encontrados na maioria das crianças, porém a psicóloga Lídia de Noronha apresenta detalhes em comum entre estas crianças:


Segue um vídeo explicativo sobre o assunto, mostrando a realidade espírita, mas com fundamentos na ciência...


E para completar, quem se interessa pode assistir esse vídeo que Divaldo F. também explica:


Fonte: Neurociências em benefício da educação

8 comentários:

  1. Oi Marlene!
    Esse tema é bastante curioso.
    Sobre criança cristal, aprendi mais um pouco.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quero muito fazer parte dessa família - Pedagogia do Ser. Obrigada por tds as informações. Tudo muito pertinente. Necessário para mim. Beijos com carinho amadinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Marcia pelo carinho, seja sempre bem vinda: cada semana temos um tema que serve para vida...

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda Ana Karla, obrigada pela participação...Os vídeos no final do tema são muito explicativos..

    ResponderExcluir
  5. SOU PROFESSOR DE ARTES HA 40 ANOS, POSSUO UM ATELIE ,WWW.OFICINADEARTES.COM.BR , ACESSEM , POIS AS IMAGENS DIZEM MAIS.

    ResponderExcluir
  6. Deveriamos prestar mais atenção o que uma Criança fala, porque as vezes ela vem para nos ensinar...

    ResponderExcluir
  7. Uma Criança, não significa uma página em branco, já vem com uma bagagem enorme..Isso pra quem acredita na reencarnação...

    ResponderExcluir
  8. ADOREI APRENDER MAIS MINHA FILHA NÃO TEM DIAGNOSTICO DE DOENÇA PELOS MEDICOS APENAS QUE E DIFERENTE PRINCIPALMENTE POR FALAR COISAS QUE NINGUEM ENSINOU TEM APENAS 4 ANOS E BATE DE FRENTE COMIGO QUANDO TENTO RECLAMAR SOBRE ALGO PERIGOSO QUE SEMPRE COSTUMA FAZER ELA NÃO ACEITA RECEBER ORDENS E FAZ TUDO O QUE QUER POR MAIS QUE TENTE DISFARÇAR QUANDO ESTOU TRISTE E VEM E ME CONSOLA INCRIVEL COMO ELA PERCEBE AS COISAS QUE NEM UM ADULTO PERCEBE A MEMORIA ENTÃO NEM SE FALA LEMBRA DE COISAS QUE JA TINHA ME ESQUECIDO. VOU ESTUDAR MAIS JA QUE OS MEDICOS NÃO PODEM ME AJUDAR COM ELA OBRIGADO PELO SITE ADOREI

    ResponderExcluir