Banner Ad

Psicósmica

13 de setembro de 2012

Riqueza da Vida Interior

O Cosmo pode ser comparado a um incomensurável arquivo vivo que guarda inúmeras coleções de obras-primas. Cada texto escrito representa as diversas experiências que tivemos nas múltiplas encarnações ao longo do tempo. Cada um de nós é o somatório desses mesmos textos, compilados num único livro.

Em virtude disso, podemos encontrar "anotações sagradas" nas entrelinhas da própria alma. A divindade colocou um selo cunhado no Espírito, mas apenas quem o vê descobre sua filiação celeste.

Cada um de nós é uma "obra-prima" de Deus, única e com características peculiares. Como somos todos "livros diferentes", o sucesso de uma vida plena é ler-nos e, a partir daí, nos expressarmos perante o mundo usando nossa originalidade.

Quem não exercita a leitura de si mesmo provavelmente ficará retido na capa e distanciado do seu conteúdo. É necessário pesquisar o "índice interno": lista alfabética de nomes, lugares e assuntos, que nos permite localizar a "página íntima", onde os nossos temas podem ser encontrados, para não ficarmos presos à "capa-revestimento".

Só nos pertence realmente aquilo que interpretamos. Apenas retemos aquilo que tenha vindo de nossas experiências, análises e inspirações. Se não soubermos ler a nós mesmos, dificilmente aprenderemos a escolher bons livros. Só vence a alucinação da capa quem mergulha nas profundezas do conteúdo da vida interior.

Portanto, quando desenvolvemos a habilidade de "fazer a mente silenciar", penetramos na essência das coisas e, como resultado, passamos a escolher os livros que nos levem a maiores reflexões e, ao mesmo tempo, a tomar posse da "biblioteca viva" que existe dentro de nós.
  • Ler para compreender o mundo interior.
  • Ler para assimilar com profundeza os sentimentos.
  • Ler para observar o funcionamento da mente.
  • Ler para atingir o cerne da própria alma.
  • Não ler só para ficar na superfície romanceada.
  • Não ler para considerar apenas uma face ou um aspecto dos fatos.
  • Não ler somente para divagar em histórias fantasiosas e repetitivas.
  • Não ler para unicamente abstrair-se das dificuldades, mas para resolvê-las.
Nosso sistema de pensamento cognitivo e os demais processos espirituais estão ligados à nossa "enciclopédia sagrada". Os recursos de que necessitamos para bem viver não estão na exterioridade; estão dentro de nós, visto que cada ser humano é um "livro transcendental" repleto de conhecimentos imortais.

Referência: Um Modo de Entender: Uma Nova Forma de Viver, de Francisco do Espírito Santo Neto (espírito Hammed) 



0 comentários:

Postar um comentário